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Esta é a Janela do Cadastro de Itens de Estoque, que terá o título Incluir, Copiar, Excluir, Alterar ou Consultar de acordo com a ação escolhida na Barra de Navegação da Janela Consultar Itens de Estoque.
As várias Janelas, escolhidas de acordo com a edição pretendida, têm a mesma aparência.
1. Guia Cadastro
O Estabelecimento e o Depósito aos quais o item pertence, devem ser selecionados nas respectivas caixas de seleção dos respectivos campos.
O Código desejado para o cadastro do item deve ser parametrizado na Opção Geral 14. Para os Códigos que possuem dígito verificador, deve-se parametrizar nas Opções do Sistema/Estoque também a Opção 10.
Em Tradução deve ser informado um nome/número do item pelo qual ele é conhecido. Este campo é obrigatório.
Os campos Descrição devem ser preenchidos com uma breve caracterização do item.
O Código Similar refere-se ao
Código de Tradução previamente cadastrado para um item similar. Este
campo permite escolha com auxílio do Botão de Pesquisa ,
que abre a Janela Escolher Itens de
Estoque . O campo Descrição do Código
Similar é preenchido automaticamente após feita a escolha.
Obs.: O Código Similar não pode ser o mesmo Código do Produto.
O Código para Comercialização é
um código opcional do produto para impressão na nota fiscal de venda.
Somente é tratado quando definido (anteriormente) na nota
fiscal de saída, do contrário é apenas informativo. Este código é impresso no
Relatório TP 022 do Cadastro de Itens. Este campo permite escolha com
auxilio do Botão de Pesquisa , que
abre a Janela Escolher Itens de
Estoque . O campo Descrição do Código para Comercialização é
preenchido automaticamente após feita a escolha.
A Natureza do Item é um parâmetro para Engenharia de Produto e CP.
-> Na Engenharia de Produtos o campo Natureza, indica se o componente deve ou não fazer parte da somatória que se refere o campo "Ver Qt" e/ou se deve ou não ser explodido nas atividades: "22-Explosão por Níveis" e "23-Simulador de Custos".
-> No PCP, o campo Natureza indica se o componente deve ou não fazer parte da somatória a que se refere à Janela "20-Abertura O.S.c/Contr.Qtde." e/ou se deve ser ou não explodido nas atividades:
"80/230-Prev.Via Programação".
"80/240-Prev.Via
P.D.V".
0 = Se informado "00" o software assume como Natureza o número mais alto do grupo.
Exemplo :Grupo = 30.10.00.00 - Natureza = "30"
Obs. : Neste exemplo a Natureza entra na tabela de
01 a 69.
De 01 a 69
= Componente deve fazer parte da somatória e ser explodido.
De 70 a 79
= Componente deve fazer parte da somatória e não ser explodido.
De
80 a 89
= Componente não deve fazer parte da somatória e não deve ser
explodido.
De 90 a 99 = Componente não deve fazer parte da
somatória e deve ser explodido.
Item Genérico, a caixa de verificação deve ser selecionada quando:
O item é genérico, ou seja, não faz parte da atividade da empresa, mas deve ser adquirido, como por exemplo: material de limpeza ou material de escritório. Esse conceito é utilizado por Suprimentos para requisição desses materiais sob um mesmo código.
E não deve ser selecionada quando:
O item não é
genérico, ou seja é específico, quando
seu código identifica um produto único no estoque, onde cada produto terá o seu
código de identificação.
Item Composto (KIT): Este campo é apenas informativo. Atualmente não existe nenhum tratamento em nota fiscal e processo.
Item Cadastrado em:, indica a Data em que o Item foi criado.
Código de Barras EAN 13, código de barras no padrão EAN 13.
Não Exportar para Palm: este flag determina se o produto será ou não exportado para o palm. (Este campo não ficará visível para todos)
Produtivo : Se marcado indica que o item é produtivo (Parâmetro utilizado na busca de Regra Fiscal).
Improdutivo: Se marcado indica que o item é improdutivo (Parâmetro utilizado na busca de Regra Fiscal).
Bloqueado por manutenção para lançamento em Pedido de
Compra: Somente ficará disponível se o valor da opção SU - Opção 62 - Liga Bloqueio por Manutenção de Item para
lançamento em pedido de compra estiver igual a "Sim". Neste caso,
sempre que houver manutenção de inclusão, cópia e alteração no cadastro do item
de estoque o campo será marcado e o item de estoque não poderá ser
informado para o lançamento do Detalhe de Pedido de
Compra. Este campo não ficará habilitado nesta janela o item de
estoque somente poderá ser desbloqueado pela janela Desbloqueio de Itens para Pedidos de
Compra.
2. Guia Grupo-Unidade
O Grupo do Item corresponde
à estrutura de códigos previamente definidos na tabela de níveis,
cadastrados na Janela Grupo. Deve ser escolhido com auxílio de
Botão de Pesquisa , que
abre a Janela Escolher
Grupos . O campo Descrição do Grupo será preenchido
automaticamente, logo após a escolha seja feita. O Grupo proporciona a
classificação, seleção e subtotais em diversos
relatórios.
No Código do Grupo
e sua Descrição, é preciso levar em conta
uma estrutura hierárquica, como no exemplo:
GRUPO DESCRIÇÃO
10-00-00-00 Matéria prima.
10-10-00-00 Matéria prima nacional.
10-10-10-00 Chapas metálicas.
10-10-10-10 Bobinas de aço inox.
10-20-00-00 M.P. importada.
95-00-00-00 Mão-de-obra.
96-00-00-00 Hora máquina.
Os grupos de: 01
00 00 00 a 94 99 99 99 são
tratados plenamente pelo Estoque, inclusive para cálculo do custo médio.
Os grupos de: 95 00 00 00 a 99 99 99 99 não são controlados pelo Estoque. São desprezados no cálculo do custo médio e na emissão de alguns relatórios.
A Unidade indica a unidade de medida do item no estoque.
Como por exemplo,
PC= Peça,
UN= Unidade,
DZ= Dúzia,
LT= Litro,
KG= Quilograma etc.
Atenção: não usar caracteres estranhos, como ç.
A Unidade Alternativa do Item é empregada em função de suprimento, estocagem, uso, etc.
É utilizada apenas para notas fiscais de saída e posteriormente o sistema converte para baixar do estoque através da unidade principal.
Atenção:
Para nota fiscal de entrada somente deverá utilizar a unidade de medida vínculada ao fornecedor.
Para maiores informações verificar help on line da janela de detalhe de nota fiscal.
Exemplo: converter Dúzia (DZ) para Unidades (UN), ou vice-versa.
O Fator de Conversão da Unidade de
Estocagem em
Unidade Alternativa é um fator multiplicador ou
divisor. Este depende da Opção Geral 10 para
Nota Fiscal de Saída ou da janela de Vínclulo de Produto com Fornecedor para
Nota Fiscal de Entrada.
Obs.: Este campo somente deverá ser informado se for
trabalhar com Unidade Alternativa
Exemplo:
Para converter quilos em gramas o fator=1000,000, e para a operação inversa, o fator=0,001;
Dúzias em peças (fator=12);
Converter peças em milhar;
Peças em quilos, etc.
Em Casas de
Conversão deve-se informar a quantidade de casas
decimais escolhidas para cálculo do fator de conversão.
O campo é utilizado no cálculo para converter a quantidade da unidade
alternativa com a principal do seu estoque. São permitidas no máximo 3 casas
decimais.
Obs.: Este campo somente deverá ser informado se for trabalhar com
Unidade Alternativa.
Quantidade por Unidade refere-se ao números de componentes iguais que o Item possui na sua unidade padrão de embalagem.
Exemplo: Um item em uma caixa com 10 componentes iguais, a quantidade por unidade do item, neste caso, é 10.
O Peso Líquido por Unidade é o peso líquido correspondente a uma unidade do item.
Exemplo: Peso líquido de 1 Peça,
1 Caixa,
1 Rolo etc.
O Peso Bruto por Unidade é o peso total, (com a embalagem) que a unidade do item possui.
Unidade de Digitação: Indica a unidade em que será informada a quantidade.
Fator de Conversão: Indica o fator utilizado para a conversão da unidade de digitação para a unidade principal do item de estoque.
Fórmula de Proporcionalidade: Informar a Fórmula de Proporcionalidade para ratear os valores entre as Unidades de Negócio no faturamento do item.
Mantém Comissão Normal p/ Descontos - Política de Comissão: Indica que será buscado sempre a comissão normal, no "Cadastro de Política de Desconto/Acréscimo/Comissão (VEPOCBR)", para o item.
Redução na Alíquota de Comissão(%): Indica o fator de redução da comissão para o item.
Unidade Específica de Venda: Campo tipo lista de seleção com os seguintes valores:
Texto referente a isenção de registro da ANVISA: Campo do tipo lookup (texto genérico), para informar o texto referente à isenção de registro da ANVISA do item. Esse campo será obrigatório apemas quando o campo "Código produto da ANVISA" estiver escrito ISENTO. Quando o campo "Código produto da ANVISA" estiver diferente de ISENTO, esse campo ficara desabilitado.
Múltiplo de Venda: Campo decimal utilizado para validar se a quantidade informada na venda, é múltipla deste valor, evitando pedidos com possíveis quebras na quantidade.
3. Guia Suprimentos
Em Prateleira o campo é apenas informativo e indica a localização do item no estoque.
Classe A, B ou C é um modo de criar uma hierarquia dos itens conforme a representatividade de um item em relação aos demais no total do estoque, onde o item de classe A representa mais que o B e este mais que o C. O software atualiza automaticamente após a emissão do Relatório EP370 - Curva ABC.
Em Item Importante, a caixa de
verificação deve ser selecionada quando o item for importante no cálculo de
estocagem. E não deve ser selecionada quando o item não for importante para o
cálculo de estocagem. Este campo é apenas informativo, servindo para distinção
dos itens do estoque.Itens classificados como
importante, independente de suas movimentações, aparecem no Relatório de Estoque
Crítico por possuírem conceito diferenciado no cálculo de estocagem.
Em Lote Obrigatório, a caixa de
verificação deve ser selecionada quando o item for controlado por lote para
estocagem. E não deve ser selecionado quando o item não for controlado por
lote.ATENÇÃO: Caso Lote
Obrigatório for selecionado indevidamente, só é
possível alterar a seleção se o lote for igual "999999" e não houver movimentos
ou se o lote for diferente de "999999", com saldo igual a zero e não houver
movimentos.
Fabricação de Terceiros Se marcado indica que o item é de fabricação de terceitos caso contrário é considerado como fabricação própria.
Estoque Mínimo é a quantidade mínima necessária de unidades em estoque.
Estoque Máximo é a quantidade máxima admitida para estocagem.
Múltiplo de Unidades por pedido, orienta o suprimento a evitar pedidos com possíveis quebras.
Exemplo: Quantidade a suprir é 1.333 peças. O Múltiplo determinado é 5 peças, logo a quantidade a comprar é 1.335.
Forma de Pedir é um código opcional, que indica, no caso do Suprimento ser orientado pelos níveis de estoques, que o pedido é gerado pela necessidade.
1, 2, 3, 4 e 5 -
Itens com coleta / cotação, com demanda
independente, que utilizam a geração de necessidades/demanda automática de
Gestão de Estoques e que também podem ser feitos manualmente.
6 - Itens com coleta / cotação, com demanda dependente,
que utilizam a geração de necessidades/demanda automática do MRP - Manufacturing
Resources Planning e que também podem ser feitos manualmente.
0, 7, 8 e 9 -
Itens sem coleta / cotação, com demanda
independente, que não utilizam Gestão de Estoque e que podem ser feitos
manualmente.
Quando o Suprimento é orientado pelo P.C.P., este leva em conta
a quantidade de cada material utilizado na produção, independentemente do
estoque.
Obs.: Estas Formas de Pedir são analisadas
pelas Janelas SU460 e SU480 do Módulo de Suprimentos.
Obs.: Todas as Formas de Pedir do 0 ao 9
podem ser feitas manualmente.
Lote Econômico é a quantidade
de unidades ideal para compra ou produção;
- Na compra -> Quantidade mínima a ser
comprada para que a mesma seja vantajosa.
- Na produção -> Capacidade máxima de produção.
Estoque de Segurança deve indicar a quantidade de dias para os quais o estoque deve ser suficiente baseado no consumo médio do item. Vide help da Opção Geral 1.
Estoque Crítico está atualmente sem tratamento.
Dias Sem Movimentação é preenchido pelo software e indica quantos dias o item não esta sendo movimentado.
Dias de Excesso é preenchido pelo software e indica o prazo de duração do estoque existente.
Produto Químico Se informado nomente permitirá o lançamento de Detalhes de Cotação de Venda, Detalhes de Pedido e geração de notas fiscais a partir de pedidos de venda se a Transportadora informada tiver data de validade informada no Cadastro.
Considera como Granel Os itens marcado para serem consderados como granel não precisarão, obrigatóriamente, marcados para faturamento no detalhe do pedido de venda, caso esteja utilizando a alternativa 4 - Todos os detalhes do pedido com saldo em aberto devem estar marcados para faturar, exceto pedidos de EDI e detalhes de Itens marcados como Granel da opção 41 do módulo de faturamento “Pedidos para faturamento em uma mesma NF”.
4. Guia Valores
Preço de Compra Em refere-se ao valor unitário e à
data da última compra. É atualizado pelo software e permite edição. Para
preencher a data pode-se usar o Botão Calendário que abre uma Tabela Calendário.
Preço de Venda Em é
o valor unitário e a data da última venda. Se o valor contiver centavos deve ser
preenchido com vírgula. Para preencher a data pode-se usar o Botão Calendário
que abre uma Tabela Calendário.
Preço de Reposição Em refere-se ao valor unitário e à data do custo de reposição do item.
Preencher com vírgula se o valor contiver centavos. Para preencher a data
pode-se usar o Botão Calendário que
abre uma Tabela Calendário.
Este campo é utilizado para simular o custos na
Engenharia de Produtos, para o PCP programar o suprimento.ATENÇÃO: O software irá informar neste campo, o
último preço encontrado para a matriz.
Preço de Simulação: Este é um valor informado manualmente específico para simulação de custos. Para que este valor seja utilizado na simulação de custos é necessário que a opção 4 do PCP esteja parametrizada com o valor 2 (Preço de Simulação antes do valor da opção igual a 1)
Valor Base do IPI (Saída/Devolução de Venda): Utilizar quando o item não for tratado através de uma alíquota e sim com valor denominado PREÇO DE PAUTA. Será utilizado na geração de notas fiscais e na geração de dados de NF-e Federal, em notas fiscais com campo "Compra-Venda" igual a "Venda". O Módulo de recebimento foi habilitado para permitir o lançamento manual de uma NF com IPI calculado por PREÇO DE PAUTA.
Valor Base do IPI (Entrada/Devolução de Compra): Utilizar quando o item não for tratado através de uma alíquota e sim com valor denominado PREÇO DE PAUTA. Será utilizado na geração de notas fiscais e na geração de dados de NF-e Federal, em notas fiscais com campo "Compra-Venda" igual a "Compra". O Módulo de recebimento foi habilitado para permitir o lançamento manual de uma NF com IPI calculado por PREÇO DE PAUTA.Conceito:
Durante a geração ou lançamento de uma nota fiscal o sistema verifica:
- se o tratamento fiscal está parametrizado como Base de IPI = SIM
- se existe percentual (%) IPI no detalhe do pedido de venda ou da nota fiscal, se houver gera/processa a nota fiscal considerando este percentual, porém, se não houver o sistema busca o Valor Base do IPI (Saída/Devolução de Venda) do cadastro de itens do estoque caso a nota fiscal apresente campo "Compra-Venda" igual a "Venda".
Conceito:
Durante a geração ou lançamento de uma nota fiscal o sistema verifica:
- se o tratamento fiscal está parametrizado como Base de IPI = SIM
- se existe percentual (%) IPI no detalhe do pedido de venda ou da nota fiscal, se houver gera/processa a nota fiscal considerando este percentual, porém, se não houver o sistema busca o Valor Base do IPI (Entrada/Devolução de Compra) do cadastro de itens do estoque caso a nota fiscal apresente campo "Compra-Venda" igual a "Compra".
Base do PIS por Entrada/Compra: Valor de PIS por unidade em operações de entrada ou devoluções de compra. O valor informado corresponde à unidade principal do item no estoque.
Base do PIS por Saída/Devolução de venda: Valor de PIS por unidade em operações de saída ou devoluções de venda. O valor informado corresponde à unidade principal do item no estoque.
Base da COFINS por Entrada/Compra: Valor da COFINS
por unidade em operações de entrada ou devoluções de compra. O valor
informado corresponde à unidade principal do item no estoque.
Base da COFINS por Saída/Devolução de venda: Valor da COFINS por unidade em operações de saída ou devoluções de venda. O valor informado corresponde à unidade principal do item no estoque.
Fator de Conversão para a Unidade da Pauta: Caso informado considera que o valor de pauta está informado em unidade diferente da unidade principal do item, neste caso a quantidade deve ser convertida considerando o fator informado. O fator será aplicado na quantidade principal do item de estoque.
Não Considera a conversão para a Unidade DIPI: Caso marcado indica que não deverá ser considerada a conversão do valor de pauta para a unidade DIPI cadastrada para o produto. Neste caso, na exportação da nota fiscal, o valor de pauta de PIS e COFINS será exatamente o valor de pauta informado no cadastro e a quantidade da nota fiscal será convertida para a unidade da pauta.
Custo Padrão Em é atualizado pelo software após a informação do valor padrão na Janela Custo Padrão (EPCP1), quando o item for um componente.
Custo Médio do Item é atualizado pelo software a cada simulação ou fechamento.
Cálculo do Custo Médio:
Vlr. Anterior + VEAC -
VSAC
CM=
--------------------------------------------
Qtde Anterior + QEAC - QSAC
Onde:
CM = Valor do custo médio.
Vlr Anterior = Saldo do último fechamento em valor.
VEAC = Somatória dos valores de entradas que alteram custo.
VSAC = Somatória dos valores que saíram e alteram custo.
Qtde Anterior = Saldo do último fechamento, em quantidade.
QEAC = Somatória das quantidades de entradas que alteram custo.
QSAC = Somatória das quantidades de saídas que alteram custo.
Custo Médio Indexado
é atualizado pelo software a cada fechamento na moeda alternativa.
Custo de Compra:
é o valor do custo da última compra do item. Este valor será utilizado nas simulações de custo caso a opção 4 do PCP esteja parametrizada com o valor 3 (Custo de Compra antes do valor da opção igual a 1) e será atualizado automaticamente com o valor da última compra do item não podendo ser alterado manualmente.ATENÇÃO: As quantidades de casas decimais para os
campos de Preços e Valores, dependem da parametrização da Opção Geral 57.
5. Guia Dados Contábeis
Em Conta Contábil de Estoque deve-se escolher com auxílio do Botão de Pesquisa , que abre a Janela Escolher Contas Contábeis , a
conta contábil de estoque do grupo do item. O campo Título será preenchido
automaticamente após a escolha ser feita.
Em Conta Contábil de Consumo deve-se escolher com auxílio do Botão de Pesquisa , que abre a Janela Escolher Contas Contábeis, a
conta de consumo do grupo do item (conta contábil de receita de faturamento). O
campo Título
será preenchido automaticamente após a escolha ser feita.
Em Centro de Custo
deve-se escolher com auxílio do Botão de Pesquisa , que abre a Janela Escolher Centros de Custo , o
centro de custo do grupo do item. O campo Título será preenchido
automaticamente após a escolha for feita.
6. Guia Dados Fiscais
Alíquota de IPI deve ser preenchido com o percentual da alíquota do imposto sobre produtos industrializados.
O Código de Tributação deve ser
preenchido pelo código definido na Tabela de Tratamento Fiscal. ATENÇÃO: O Código de Tributação deve obedecer a
"Tabela B - Tributação pelo ICMS"
00 - Tributada integralmente (Se informar 00 será substituir por apenas 0, então sugerimos informar: 100, 200.... O sistema considera sempre os dois últimos dígitos)
10 - Tributada e com cobrança do ICMS por Substituição Tributária
20 - Com redução de base de cálculo
30 - Isenta ou não tributada e com cobrança do ICMS por Substituição Tributária
40 - Isenta
41 - Não Tributada
50 - Com suspensão
51 - Com Diferimento
60 - ICMS cobrado anteriormente por Substituição Tributária.
70 - Com redução de Base de Cálculo e cobrança do ICMS por Substituição Tributária.
90 - Outras.
Código de Tributação Alternativa
A Unidade Alternativa DIPI deve
ser informada apenas se houver a mesma unidade para diversos
fatores.
Alíquota de ICMS, Campo sem tratamento.
O Código de
Procedência refere-se ao código de origem da
mercadoria:
0 -
Nacional
1 - Estrangeira -
Importação direta, exceto a indicada no código 6
2 - Estrangeira - Adquirida no mercado interno,
exceto a indicada no código 7
3 - Nacional,
mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação superior a 40% (quarenta por cento)
e inferior ou igual a 70% (setenta por cento)
4 -
Nacional, cuja produção tenha sido feita em conformidade com os processos
produtivos básicos (PPB) de que tratam o Decreto-Lei nº 288/1967, e as Leis nºs
8.248/1991, 8.387/1991, 10.176/2001 e 11.484/2007
5 - Nacional, mercadoria ou bem com
Conteúdo de Importação inferior ou igual a 40% (quarenta por
cento)
6 - Estrangeira - Importação direta, sem similar
nacional, constante em lista de Resolução CAMEX e gás
natural
7 - Estrangeira - Adquirida no mercado interno,
sem similar nacional, constante em lista de Resolução CAMEX e gás
natural
8 - Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de
Importação superior a 70% (setenta por cento).
Chancela atualmente está sem tratamento.
Alíquota de PIS ( % ), deve-se informar a alíquota de PIS que será utilizada para o produto.
Alíquota de COFINS ( % ), deve-se preencher com a alíquota de Cofins que será utilizada para o produto.
O Código de Serviço deve ser preenchido com o código de serviço o referente ao item tratado. Este é usado para classificação da mão de obra na impressão das listagens:
LF442 - Registro dos valores do ISS dentro do Módulo de Livros Fiscais e
LF443 - Registro de notas fiscais de serviços prestados.
Código de Espécie, deve-se informar o código de espécie.
Fator de Unidade NCM, deve-se incluir o valor de conversão.
Código do Item
de Mercadoria, este código
corresponde ao código do produto do informante. Campo que atende a Portaria
384/01 - Atacadista.
Indicador Especial: Informar indicador
especial.
EX da TIPI: Preencher de
acordo com o código EX da TIPI.
GTIN da Unid. altern. DIPI: GTIN (Global Trade Item Number) do produto, antigo código EAN ou
código de barras.
CST PIS: Código de
Situação Tributária do Pis.
CST COFINS: Código de Situação Tributária de Cofins.
Código Retenção GISS: Quando informado, é usado para preencher o código de serviço da GISS (LF1001PR) quando houver retenção.
Código Serviço GISS: Quando informado, é usado para preencher o código de serviço da GISS (LF1001PR) quando não houver retenção.
Código de Serviço LC116/03: Este campo é habilitado
apenas para itens de serviço, ou seja, quando o campo 'Código de
Serviço' for diferente de
zero.
7. Guia Dados
SPED
Tipo do Item - SPED : Conforme registro 0200, campo 7 (vide
layout Ato COTEPE 11/07).
Classe de IPI - SPED : Conforme Tabela 4.5.1 –
Códigos da Classe de Enquadramento do IPI (vide layout Ato COTEPE 11/07).
Serv. de Comun./Telecom.: Conforme Tabela 4.4.4 - Classes de Consumo dos Serviços de Comunicação e Telecomunicação. Utilizado no registro D600 do SPED Fiscal.
Item de Comun./Telecom.: Conforme Tabela 4.4.1 – Classificação de Itens de Energia Elétrica, Serviços de Comunicação e Telecomunicação. Utilizado nos registros D510 e D610 do SPED Fiscal.
As outras guias disponíveis nessa janela são:
Livres ,
Cód.Serviço ,
Cód. Aux. - Sinônimos ,
A Janela Incluir Item de Estoque é utilizada para cadastrar um item novo, que pode ser classificado como: Produto, Matéria-prima, Material Auxiliar. Também podem ser cadastrados itens, tais como: Mão-de-obra, Hora Máquina, Ajuste de Máquina, etc. O cadastro de itens é utilizado em várias etapas, tanto para o Módulo de Estoques como nos demais Módulos que são integrados a ele.
Esta Janela considera o Código Sigiloso. Para mais informações, veja a Opção 12 por Módulo de Estoques.
Esta Janela considera o Cadastro / criação de itens de estoque. Para mais informações, veja a Opção 42 por Módulo de Estoques.
Para exclusão de um determinado item do cadastro é usada a janela Excluir Item de Estoque.
ATENÇÃO A exclusão do item só é possível se ele não tem saldo, nem
movimento, nem aplicação vinculada.
Na cópia do item, caso existam dados cadastrados na tabela de ST do item a ser copiado, esses registros também poderão ser copiados para o novo item.
8. Guia Embalagens
A Guia Embalagens apresenta no grid todas as embalagens cadastradas relativas ao produto à ser editado. Esta guia apenas pode ser acessada caso o usuário tenha em seu banco de dados a tabela EPEMB. Caso contrário o usuário é redirecionado para a guia de cadastro, sendo informado uma mensagem de erro.
A Guia possui um botão Replicar Embalagens em Estabs-Depósitos, que basicamente replica todas as embalagens deste produto para os outros estabelecimentos e depósitos.
No grid as informações apresentadas são:
Estabelecimento
Depósito
Código Produto
Ean-13
Código Embalagem
Dun - 14
Unidade
Fator Conversão
Id. Embalagem
Altura
Comprimento
Largura
Peso
Cubagem
Lastro
Empilham Máximo
Qtd p/ Palete
8. Guia Imagem
Na guia imagem é possível carregar e visualizar a imagem correspondente ao item de estoque.
Através dos botões de manutenção correspondentes, é possível anexar e/ou excluir a imagem vinculada ao produto. É possível também visualizar a imagem externamente ao Omega.
Imagens já anexadas devem existir no caminho previamente especificado mesmo em futuras consultas e manutenções do item, caso contrário não será possível exibí-la.
---------------------------------------------------------------------------
Guia
QUALIDADE
---------------------------------------------------------------------------
Guia
Cadastro
É utilizada para cadastrar
informações diversas referentes ao item.
- Descrição: descrição do
item.
Ao lado desse campo existe
um botão chamado Descrição do Mestre. Esse botão copia os campos Descrição 1 +
Descrição 2 do Cadastro do Item que foi realizado no módulo de
Estoque.
- Desenho: código do desenho
da peça. Via de regra, esse campo é utilizado quando existe um croqui da peça
com as especificações dos parâmetros que devem ser
inspecionados.
- Revisão Desenho: número da
revisão do desenho.
- Data Revisão: data da
revisão do desenho.
- Criticidade: esse campo
busca as informações cadastradas no Cadastro de
Criticidade.
- Plano Ref.: esse campo
busca as informações cadastradas no Cadastro de Planos de
Inspeção.
- Aplicação: esse campo
busca as informações cadastradas no Cadastro de
Aplicação.
- Material: esse campo busca
as informações cadastradas no Cadastro de Material.
- Item de Segurança: esse
campo informa se o item é ou faz parte de algum produto de segurança. Exemplo:
fivela do cinto de segurança.
- Qtd Volume: esse campo é
utilizado para indicar a quantidade de volume que um item é recebido/produzido
por unidade. Exemplo: bobina de alumínio. Cada bobina possui em média 250 Kg, ou
seja, o volume é igual a 250.
Tem papel importante no
critério de amostragem caso a característica do item seja parametrizada por
volume.
- Qtd volume por pallet:
quantidade de volume do item que pode ser alocado em um determinado
pallet.
- Elaborado Por: funcionário
que realizou o cadastro das informações da qualidade do
item.
- Aprovado Por: funcionário
que realizou a aprovação do cadastro.
- Derivado de: item que é
componente do item que está sendo cadastrado.
Esse campo tem a função de
trazer as características de inspeção do componente para a inspeção do produto
semi acabado ou acabado.
Guia
Imagem.
Serve para vincular um
arquivo externo de imagem ao item. Via de regra, a imagem é anexada quando
existe um croqui da peça com as especificações dos parâmetros que devem ser
inspecionados. Essa imagem estará disponível na janela de Edição de
Características no ato do registro dos resultados de
inspeção.
Guia
Característica
O primeiro passo nessa guia
é fazer o cadastro das informações do plano de inspeção (Código, Nome,
etc).
- Ordem: número
sequencial.
- Padrão: informa se o plano
de inspeção cadastrado é padrão ou não.
O plano de inspeção padrão
irá ser exibido na janela de Edição de Características no ato da inspeção para
registro dos resultados.
O plano de inspeção que não
é padrão só é utilizado para itens cujas inspeções têm origem de tipos de
movimentos de saída (venda). Desta forma, é possível vincular o plano de
inspeção ao cliente, ou seja, cada cliente pode possuir um plano de inspeção com
parâmetros distintos.
Esse vinculo é realizado
pela janela Vinculo Plano Cliente.
Observação: deve haver ao
menos um plano de inspeção padrão.
- Revisão: número da revisão
do plano de inspeção.
- Data: data de revisão do
plano de inspeção.
- Desenho: código do plano
de inspeção. No caso de uma peça, pode ser vinculado ao código do
desenho.
- Hierarquia de aprovação:
nessa janela existem alguns campos informativos sobre a hierarquia de aprovação
do cadastro. São eles: Elaborado Por, Data Elaborado, Verificado Por, Data
Verificado, Aprovado Por e Data Aprovado.
Feito o cadastro do plano de
inspeção, o próximo passo é realizar o cadastro das características de inspeção
que pertencem a ele. Esse cadastro será realizado através da guia de
Características.
- Sequência: ordem que a
característica será exibida no ato da inspeção.
- CC: classificação da
característica. Esse campo trás as informações do Cadastro de Classificação de
Características.
- Descrição: descrição da
característica que será analisada.
- Unidade: unidade de medida
da característica.
- Quantidade de casas
decimais: determina quantas casas decimais serão consideradas na inspeção da
característica.
- Mínimo: tolerância mínima
permitida.
- Máximo: tolerância máxima
permitida.
- Não considerar mínimo:
utilizado para características unilaterais. Para efeito de conformidade não será
considerado o campo Mínimo.
- Não considerar máximo:
utilizado para características unilaterais. Para efeito de conformidade não será
considerado o campo Máximo.
- Mínimo Certificado:
tolerância mínima permitida que será impressa no Laudo de
Inspeção.
- Máximo Certificado:
tolerância máxima permitida que será impressa no Laudo de
Inspeção.
- Especificado: valor
nominal da característica.
- Meio: meio de medição da
característica. Pode ser selecionada uma família de equipamentos do módulo de
Metrologia.
- Origem Meio: caso seja
indicada uma família de equipamentos do módulo de Metrologia no campo Meio,
obrigatoriamente nesse campo deve ser informado se os equipamentos que pertencem
a essa família e que serão listados no ato da inspeção estão presentes no
Cadastro de “Calibrador” ou no Cadastro de “Instrumento”, Caso contrário,
escolher a opção “Outras”.
- Método de Controle: código
da instrução de trabalho para o inspetor analisar a
característica.
- Local de instrução: esse
campo busca as informações do Cadastro de Local de
Inspeção.
- Temporária: indica se a
característica será realizada de forma temporária (Sim) ou se a característica é
definitiva (Não).
Caso seja escolhida a opção
Sim, o campo Excluir Após deve ser preenchido com o número de inspeções que
devem ser realizadas antes de sua exclusão do plano de
controle.
- Análise Destrutiva: indica
se a amostragem recolhida para inspecionar a característica será destruída (Sim)
ou se poderá ser reaproveitada para inspecionar outra característica
(Não).
- Exibir no Certificado:
esse campo informa se a característica será emitida no Laudo de Inspeção ou
não.
- Plano de
Amostragem
• Fixo: independente da
quantidade recebida/produzida sempre a quantidade informada nesse campo deverá
ser recolhida para a amostragem da característica.
• Porcentagem: é recolhida a
amostragem perante porcentagem da quantidade
recebida/produzida.
• NBR 5426: norma de
amostragem na qual devem ser parametrizados os campos Nível, Plano, Regime e
NQA.
Observação: se outros planos
de amostragem forem incluídos no Cadastro de Plano de Amostragem, estes também
estariam disponíveis como opção nesse campo.
- Amostragem
Por
• Volume: a amostragem é
calculada por volume.
Calculo: Quantidade
recebida/produzida dividida pela quantidade do volume que foi preenchida na guia
de Cadastro no campo Volume.
• Quantidade: a amostragem é
calculada perante a quantidade recebida (nota fiscal) ou produzida
(apontamento).
Guia
Observação
Essa guia é utilizada para
inserir observações do item referente ao departamento de qualidade. Essa
observação será replicada para a janela de Histórico, se
parametrizada.
Guia Observação de
Compra
Essa guia é utilizada para
inserir observações do item referente ao departamento de compras que são
relevantes também para a qualidade. Essa observação será replicada para a janela
de Histórico, se parametrizada.
Guia Histórico de
Revisões
Essa guia é utilizada para
registrar todas as revisões que foram realizadas no plano de inspeção do item.
- Ordem: número
sequencial.
- Revisão: número de revisão
do plano de inspeção.
- Data: data de revisão do
plano de inspeção.
- Desenho: código do plano
de inspeção. No caso de uma peça, pode ser vinculado ao código do
desenho.
- Hierarquia de aprovação:
nessa janela existem alguns campos informativos sobre a hierarquia de aprovação
da revisão. São eles: Elaborado, Data de Elaboração, Verificado, Data de
Verificação, Resultado da Verificação, Aprovado, Data de Aprovação e Resultado
da Aprovação.
Guia Conhecimentos
Necessários
Essa guia é utilizada para
informar quais os conhecimentos necessários o inspetor deve ter para inspecionar
o item. O sistema irá validar os certificados que foram cadastrados nessa guia e
comparar com certificados do inspetor. Caso o certificado exista em ambos os
cadastros, a inspeção é permitida na janela de Histórico. Caso o certificado só
exista no Cadastro do Item, a inspeção é bloqueada.
- Ordem: número
sequencial.
- Certificado: nome do
certificado requisitado para inspecionar o item.
- Data: data de início que o
sistema passará a validar o certificado.
Guia Conhecimentos
necessários
O objetivo desta guia é
relacionar a inspeção de um item a um determinado certificado ou conhecimento
necessário para que a análise seja realizada.
Ao realizar uma abertura de
inspeção o sistema só irá permitir que a mesma seja encerrada por um inspetor
que detenha tal conhecimento
Guia
PPAP
Nessa guia são cadastradas
as amostras iniciais (PPAP) do item que são enviadas pelo fornecedor. Se
parametrizado, o sistema valida o PPAP no ato da abertura de
inspeção.
- Fornecedor: fornecedor que
enviou o PPAP.
- Resultado: resultado da
análise do PPAP.
- Validade: data de
vencimento do PPAP.
Guia Desvios
Previstos
Essa guia é utilizada para
apontar possíveis problemas no item que não estão em de acordo com o plano de
inspeção, mas que foram previamente avisados pelo fornecedor e aceito como
desvio.
- Ordem: número
sequencial.
- Fornecedor: fornecedor que
está enviando o item com desvio.
- Data de Início: data
inicial que o item pode ser recebido com desvio.
- Data Final: data final que
o item pode ser recebido com desvio.
- Quantidade Prevista:
quantidade de itens com desvio previsto no período
indicado.
- Quantidade Recebida:
quantidade de itens que entraram no estoque no período
indicado.
- Observação: detalhamento do desvio.
Esse campo será exibido no
na guia de Observação da janela de Histórico no ato da
inspeção.
Guia Programação de
Recebimento
Essa guia possui o objetivo de programar a quantidade de lotes que deverá ser recebida do item durante período estipulado. Esse cadastro é apenas informativo.
- Ordem: número
sequencial.
- Fornecedor: fornecedor do
item que foi realizada a programação.
- Data: data da realização
do cadastro.
- Data Inicial: data de
início que foi programado o recebimento do item.
- Data Final: data final que
foi programado o recebimento do item.
- Qtd Lotes: quantidade de
lotes programados para receber durante o período
indicado.
- Qtd Peças: quantidade de
peças programadas para receber durante o período
indicado.
Guia Vinculo Cliente
Plano
O Vinculo Cliente Plano é
utilizado para amarrar um plano de inspeção especifico a um cliente. Caso a
inspeção seja de um movimento de saída (venda), o sistema irá consultar qual é o
cliente e se este possui algum vinculo nesse cadastro. Se existir um vinculo, o
plano de inspeção especificado será exibido na janela de Histórico para registro
dos resultados. Caso contrário, o sistema irá considerar o plano de inspeção
padrão.
- Cliente: cliente que
possui plano de inspeção especifico.
- Plano de Controle: plano
de inspeção que será vinculado ao cliente.
- Revisão: número de
revisão.
- Data: data da realização
do cadastro.
- Anotação: observações
gerais do cadastro.
Observação: Na manutenção do item, caso no cadastro do usuário esteja parametrizado para o envio de e-mail (campo "Email Alterações de Itens"), deverá estar cadastrado parâmetros de e-mail global ou para o usuário ( janela OMMAILBR).
Observação 2: Na replicação do item para a integradora, a cópia para outras filiais vinculadas será realizada desde que esteja parametrizado na janela de "Exportação de Dados para Tabela Integradora"(TPPINTED) da empresa-filial vinculada.
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Tipo | Janela |
Sigla | ESTQED |
Título | Cadastro de Itens de Estoque |