|
![]() ![]() |
A Solução Omega mantém as informações em um banco de dados. Para acessar uma informação dentro do banco de dados é necessário a utilização de programas gerados para seu acesso específico (Software). Só quem conhece a descrição, os nomes de referência a cada uma das informações, as formas de acesso e tem disponíveis em meio magnético os arquivos descritivos do banco de dados, consegue o acessar algum dado deste banco.
A ABC71, utilizando recursos avançados de programação, desenvolveu um Sistema de Privilégios e Senhas, que garantem o sigilo e a segurança dos dados das Empresas, entre os usuários de uma Empresa.
Por ocasião da implantação do Solução Omega são determinados os usuários e seus respectivos privilégios, janela por janela, de acordo com suas atribuições.
As informações estão sempre disponíveis a todas as áreas e pessoas da Empresa, desde de que estas sejam habilitadas a esse acesso. O acesso e integração de dados também é estendido para estabelecimentos ou filiais da empresa, para isso são requeridos habilitação para acesso e que estejam conectados ao servidor.
Na implantação, é fornecida, pela ABC71, uma senha especial para o supervisor proceder com o primeiro acesso ao software, sendo este permitido para todas as janelas e com privilégio total, podendo este consultar, incluir, alterar e excluir quaisquer informações no sistema.
Apenas o supervisor do sistema possui plena autoridade para cadastrar novos usuários. Ele é quem define os privilégios de acesso que cada usuário terá nas janelas (com as ações de inclusão, alteração, exclusão, etc.).
Importante: Por este mesmo motivo é de extrema importância que o usuário mantenha sua senha em sigilo absoluto.
Em cada janela, a Barra de Navegação apresenta os Botões de Edição (Incluir, Copiar, Excluir, Alterar, Consulta) ativados ou desativados, de acordo com o privilégio do usuário. Os graus de privilégio associados a cada janela são:
50 - Permite exclusões, alterações, inclusões e consultas de registros e também delegar o uso da janela a outros usuários em qualquer nível de privilégio.
40 - Permite exclusões, alterações, inclusões e consultas de registros.
30 - Permite alterações, inclusões e consultas de registros.
20 - Permite inclusões e consultas de registros.
10 - Permite somente consultas de registros.
Tipo | Funcionalidade do sistema |
Sigla | FUNCIONAL_00025 |
Título | Cuidados e Critérios de Segurança |