Mestre de Notas Fiscais/Nota Fiscal
Informações

Número na Nota Fiscal deve-se incluir o número da nota fiscal com 6 dígitos.
Caso o número tenha mais que 6 dígitos, informe o complemento no campo "Número Auxiliar", ou seja, informe os 6 primeiros dígitos no campo Número na Nota Fiscal e o restante no campo "Número Auxiliar".

 

Série deve-se escolher com auxílio do Botão de Pesquisa res\LANTERNI.gif, que abre a Janela Escolher Séries de Notas Fiscais de Venda , série da nota fiscal.

 

Nota Extraviada, marcar este campo quando a nota fiscal extraviada precisar ser considerada no processo NF144 - Exportação de RPS (Recibos Provisórios de Serviços) - Portaria SF 76-19/06/2006, do Município de São Paulo. Obs.: verificar as regras conforme a Portaria (maiores informações no site da Prefeitura do Município de São Paulo).


 

Status da Nota Fiscal este é um campo informativo atualizado pelo software. As mensagens possíveis são:

Cancelada -> nota deve sair como cancelada no livro fiscal. Para cancelar uma nota utilize manutenção EXCLUIR ou EXCL PROC, escolha excluir a nota fiscal SIM e guardar mestre da nota NÃO.

Não Processada -> nota não finalizada ou com crítica.

Processada -> nota finalizada sem críticas. Dependendo dos parâmetros informados, já atualizou o Estoques, Suprimentos e Vendas. Para processar uma nota fiscal após utilizar INCLUIR ou ALTERAR escolha fim de nota fiscal SIM.

res\blttria.gif Lembre-se que contabilidade, contas a pagar, contas a receber e livros fiscais são atualizados por interfaces disparados nos respectivos Módulos.

 

Compra/Venda é uma caixa de verificação, que é selecionada automaticamente pelo software conforme o Tipo de Movimento informado abaixo.

 

Tipo de Movimento deve-se escolher com auxílio do Botão de Pesquisa res\LANTERNI.gif, que abre a Janela Escolher Tipos de Movimento , o tipo de movimento da nota fiscal.
Não são permitidos os tipos de movimentos: 10, 30, 90, 270 e suas contrapartidas: 510, 340, 330, e 570.
res\blttria.gif ATENÇÃO: Os tipos de movimento 520 e 530, geram automaticamente as suas contrapartidas, ou seja, os movimentos 220 e 230 respectivamente.

res\blttria.gif OBSERVAÇÕES:

-> O tipo de movimento 830 - Reajuste de Preço, deve ser gerado através desta janela, embora seja movimento de saída.

-> O tipo de movimento 640 será utilizado nesta janela porém, só terá consistência para retornar mercadorias enviadas através da janela EPFE1 - Controle do Estoque p/ Reserva Vendas .

 

Cliente/Fornecedor o nome deste campo depende do Tipo de Movimento escolhido anteriormente. Quando o tipo de movimento for de compra, o campo será Fornecedor, porém se tipo de movimento for de venda, o campo aparece como Cliente. Deve-se escolher com auxílio do Botão de Pesquisa res\LANTERNI.gif que abre a Janela Escolher Clientes/Fornecedores , o cliente/fornecedor da nota fiscal.

 

Emissão Própria, é um flag que indica se a nota é de emissão própria. Este campo não é editável e somente ficará visível se o tipo de manutenção da nota fiscal for de alteração, consulta ou exclusão e se a data de movimento da nota for maior ou igual a 01/09/2009.

 

Estabelecimento é uma caixa de seleção, na qual deve-se escolher o estabelecimento ao qual a nota fiscal se refere.

 

Depósito é uma caixa de seleção, na qual deve-se escolher o depósito ao qual a nota fiscal se refere.
res\blttria.gif Obs.: Verificar Opção Geral 56 .

 

Documento de Envio, na inclusão da nota fiscal de compra de mercadoria em consignação industrial (69x), será possível associar, no momento de inclusão do detalhe da nota fiscal, os documentos de envio que deverão ser baixados com a quantidade recebida. Para cada documento de envio selecionado, será gerado um retorno no fora de estoque. Será gerado um movimento de compra no estoque para todo o detalhe. Não será possível a utilização desta janela para itens controlados por lotes. Nestes casos, deverá ser incluído um detalhe de nota fiscal para cada documento de envio retornado.

 

Número Auxiliar, complemento do número da nota fiscal para números com mais de 6 dígitos. Informar os 6 primeiros dígitos no campo Número na Nota Fiscal e o restante neste campo. O sistema trata este campo nas janelas abaixo:

- Livros Fiscais (LF400, LF410, LF446).
Observação: O número + complemento será impresso nas Observações do Livro Fiscal, porém são impressos apenas 8 dígitos, ou seja, os 2 primeiros números informados no campo Número Auxiliar.

Motivo: O número da NF-e gerada pela Prefeitura da São Paulo está limitado em 8 dígitos e com isso os arquivos da DES e Cotepe também consideram apenas essa quantidade de dígitos.

Nos Arquivos Magnéticos

- Contabilidade
   Quando utilizado @B "Interface de NF" o sistema irá juntar o Número da Nota Fiscal + Número Auxiliar Completo

- DES 1.4
  O sistema irá juntar o Número da Nota Fiscal + os 2 primeiros dígitos do Número Auxiliar, totalizando 8 dígitos

- Geração do Arquivo COTEPE
   O sistema irá juntar o Número da Nota Fiscal + os 2 primeiros dígitos do Número Auxiliar, totalizando 8 dígitos

- LF933PR-SEF (Sistema de Escrita Fiscal-Pernambuco)
  O sistema irá juntar o Número da Nota Fiscal + os 2 primeiros dígitos do Número Auxiliar, totalizando 8 dígitos

- LF934PR-Convênio 57/95-Atualizado até o Convênio 76/03
  O sistema irá juntar o Número da Nota Fiscal + os 2 primeiros dígitos do Número Auxiliar, totalizando 8 dígitos

- NF153PR-Exportação NFP (Nota Fiscal Paulista)
  O sistema irá juntar o Número da Nota Fiscal + os 2 primeiros dígitos do Número Auxiliar, totalizando 8 dígitos

 

Subsérie, é um alfanumérico, com 3 posições. Não é obrigatório a sua informação.

 

Data do Movimento é a data de entrada dos produtos. Este campo vem preenchido com a data atual, mas pode ser mudada. Pode-se usar o Botão Calendário res\BOTCALEN.gif para facilitar a escolha da nova data. Se a nota fiscal for de compra, data do registro da nota fiscal, se for venda; não permite data menor que data da emissão.

 

Data da Emissão deve-se ser completado com a data de emissão da nota fiscal. Deve ser menor ou igual a data de movimento. Pode-se usar o Botão Calendário res\BOTCALEN.gif para facilitar a escolha da data.
Obs.: A Data de Emissão deve ser igual a Data de Movimento para Notas Fiscais de Saída e não será liberado o detalhe até que a data seja informada corretamente.

 

CFOP deve-se escolher com auxílio do Botão de Pesquisa res\LANTERNI.gif, que abre a Janela Escolher Códigos Fiscais de Operação , o código fiscal desta operação.
res\blttria.gif Observação: Após o processamento da nota fiscal, para habilitar alteração do CFOP, caso o usuário não pertença ao grupo Supervisor, será necessário liberar privilégio de acesso à janela NFMEALED (Privilégio maior que 10). Com isso, também será possível alterar NF cancelada.   Este campo poderá ficar bloqueado por motivo de autorização da NF-e caso seja uma nota de emissão própria (somente de emissão própria).

Ao alterar o CFOP no mestre da nota fiscal, os detalhes que possuírem os mesmos dados fiscais serão alterados automaticamente.

Observações: Para Notas Fiscais de conhecimento de transporte (CFOPs 135X, 235X, 535X e 635X) poderá ser informado um CFOP diferente, independente do Estado.

Caso a descrição do CFOP seja apagada manualmente, será salvo a descrição que está no cadastro.

 

Tratamento Fiscal deve-se escolher com auxílio do Botão de Pesquisa res\LANTERNI.gif, que abre a Janela Escolher Tabela de Tratamentos Fiscais por CFO , o código do tratamento fiscal. Este define a forma de escrituração da nota fiscal no livro fiscal.
res\blttria.gif Para maiores informações vide Janela Tratamento Fiscal em tabelas gerais.

res\blttria.gif Observação: Após o processamento da nota fiscal, para habilitar alteração do Tratamento Fiscal, caso o usuário não pertença ao grupo Supervisor, será necessário liberar privilégio de acesso à janela NFMEALED (Privilégio maior que 10).

Ao alterar o Tratamento Fiscal no mestre da nota fiscal, os detalhes que possuírem os mesmos dados fiscais serão alterados automaticamente.

 

 

Estado deve-se escolher com auxílio do Botão de Pesquisa res\LANTERNI.gif, que abre a Janela Escolher Estado , o estado onde o cliente/fornecedor se localiza. Se o campo Critica Cliente/Fornecedor na Guia Contábil/Comandos estiver selecionado, isto é, se o Cliente/Fornecedor estiver previamente cadastrado, não será necessário informar este campo. Este campo poderá ficar bloqueado por motivo de autorização da NF-e caso seja uma nota de emissão própria (somente de emissão própria).

 

Valor da Nota Fiscal deve-se incluir o valor total da nota fiscal.

 

Valor do Desconto deve-se informar o valor do desconto efetuado na nota fiscal. Este valor será rateado entre os ítens da nota fiscal.

 

Não Realiza a Conferência de Quantidade. Esse campo é exibido apenas para usuários vinculados ao grupo supervisores da janela. O objetivo é indicar que não deve ser realizada conferência de quantidade para a NF independente do que esteja parametrizado no tipo de movimento e no grupo dos itens dos detalhes da Nota Fiscal.

 

Cód. Serviço: Campo responsável por exportar o código de serviço no processo "Exportação de Notas Fiscais de Serviços Tomados - Araras" (LF1014PR).

 


InformaçõesInformações
TipoGuia de Janela
SiglaNFMEED_TAB06
TítuloMestre de Notas Fiscais/Nota Fiscal

Fechar