Cadastro de Clientes/Fiscal_Contábil
Informações

Guia Fiscal / Contábil


Quadro Fiscal

- CNPJ/CPF : Campo onde deve ser informado o CNPJ/CPF do cliente.


- Inscrição Estadual : Inscrição Estadual do Cliente.

 

- Inscrição Municipal : Inscrição Municipal do Cliente.

 


- Suframa : Campo utilizado para fazer referência ao Código de Inscrição na Superintendência da Zona Franca de Manaus.

 


- Validade do Suframa : Campo para informação da data de validade do código SUFRAMA. Este campo é de informação obrigatória caso o cliente apresente informação de código SUFRAMA, e não pode ser informado caso o cliente não apresente este código.

 


- CFO : Deve ser escolhido o Código Fiscal de Operação mais utilizado nas transações mantidas com o Cliente. O sistema consiste a Unidade da Federação na qual o cliente está cadastrado com a da empresa usuária, cadastrados no Módulo Cadastros e Tabelas (Por Módulo/Recebimento/Notas Fiscais).

 


Descrição do CFO é preenchido automaticamente pelo sistema, logo após a escolha do CFO.

- TARE 2.650/2014 (%): Percentual de desconto de ICMS presumido aplicado conforme regime especial nº 2650/2014. Este campo somente para o cliente ao qual se aplica o TARE;


- Utiliza Trat.Fiscal Alternativo do Cen.Fisc. de Vendas: Quando este campo estiver marcado, é atribuído no detalhe do pedido de venda, o CFO e o Código de Tributação Alternativo informado no cadastro de Vínculos de Cenário Fiscal de Vendas.

 


- Micro Empresa : Deve ser selecionado quando o cliente for uma Micro Empresa. Esta informação é tratada pelo Módulo Faturamento, para geração de notas fiscais.
Quando este campo estiver marcado, o sistema sempre irá atribuir no "Mestre" a alíquota de 18% de ICMS na inclusão do Pedido de Venda, Faturamento Balcão e Nota Fiscal de Saída.

 


- Tributação Alternativa : Quando este campo estiver marcado o sistema irá atribuir no detalhe o código de tributação alternativa informado no cadastro de produtos, porém, se for digitado manualmente este terá prioridade.

 


- Tipo de Substituição Tributária : Indica o Tipo de Substituição Tributária que será utilizado (se for utilizado). Esse campo tem tratamento específico.
Recomendamos manter sem preenchimento.

 


- Optante pelo Simples: Quando este campo estiver marcado o sistema fará a busca do Código Tributário que estiver cadastrado na janela VECTSPBR - Código Tributário para Clientes Optantes pelo Simples.

 


- Considera desconto do Simples no ICMS de ST: Parâmetro para indicar o cálculo de ICMS de Substituição Tributária em notas fiscais do cliente deverá ou não ser efetuado considerando o desconto do Simples. Este parâmetro somente pode ser editado caso o parâmetro "Optante pelo Simples" esteja marcado. Caso este campo seja marcado o campo "Cálculo de ICMS de ST - Protocolo 112/2012" será automaticamente desmarcado.

 

Cálculo de ICMS de ST - Protocolo 112/2012: Parâmetro para indicar o cálculo de ICMS de Substituição Tributária de acordo com o protocolo 112/2012 para operações entre São Paulo e Santa Catarina. Este parâmetro somente pode ser editado caso o parâmetro "Optante pelo Simples" esteja marcado e o estado da filial for igual a São Paulo e o estado do fornecedor for igual a Santa Catarina ou vice-versa. Caso este campo seja marcado o campo "Considera desconto do Simples no ICMS de ST" será automaticamente desmarcado.

 


- PIS/COFINS de S.T. (Zona Franca): Parâmetro para indicar se será calculado o PIS/COFINS de Substituição Tributária em operação na Zona Franca.

 


- Gera F600: permite enviar os valores das retenções para o SPED PIS/COFINS. Essa opção somente é considerada para Tipo de Geração F600 'Notas Fiscais' e caso esse registro não deva ser gerado, essa opção deve ser desmarcada.



- Tipo de Assinante: Tipo de assinantes, conforme leiaute do registro D500 do SPED Fiscal.

1 - Comercial/Industrial

2 - Pode Público

3 - RFesidencial/Pessoa Física

4 - Público

5 - Semi-Público

6 - Outros

 

- Porte: Permite a indentificação do porte das pessoas físicas/jurídicas optante pelo simples nacional, quando o porte for diferente de Micro Empresa.  Este campo poderá ser informado apenas quando o campo "Optante pelo Simples" estiver marcado e não estiver marcado o campo "Micro Empresa".

1 - ME/EPP (Empresa de pequeno porte)

3 - MEI (Microempreendedor individual)

 

- Base de cálculo da substituição tributária: Este campo estará visível quando a opção 04 do módulo de faturamento (Base de cálculo da substituição tributária) estiver como 2 (Considera o cadastro do cliente para o Calculo de repasse de preços). Este campo será uma lista e conterá as seguintes opções:

1 - Não calcula o repasse de preços e abate o desconto. (Realiza o mesmo procedimento que o item 0 (Não calcula o repasse de preços e abate o desconto) da opção 04 do módulo de faturamento (Base de cálculo da substituição tributária)).

2 - Calcula o repasse de preços e não abate o desconto. (Realiza o mesmo procedimento que o item 1 (Calcula o repasse de preços e não abate o desconto) da opção 04 do módulo de faturamento (Base de cálculo da substituição tributária)).

- Consumidor Final: Através desse campo é possível indicar se o cliente é ou não consumidor final.

Para que seja calculado ICMS de ST o sistema continua verificando o campo "Tipo de Cliente" na guia Cadastro. A diferença é que quando o tipo de cliente indicar que deve tratar Substituição Tributária e o campo "Consumidor Final” estiver marcado, o cálculo da Substituição Tributária será efetuada sem Margem de Lucro e sem Redução de Base.


 

Quadro Contábil

- Conta: Deve-se informar a Conta Contábil que espelha a movimentação do cliente. A obrigatoriedade deste campo é tratada pela Opção Geral 68 (Conta Débito e Conta Crédito). Esta opção trata da obrigatoriedade do preenchimento do campo Conta Débito/Crédito da Janela Cadastro de Clientes, entre outras.



Título terá seu preenchimento automático, logo após a escolha da conta contábil.



- Centro de Custo : Deve ser informado o Centro de Custos que espelha a movimentação do cliente.



- O campo Título terá seu preenchimento automático após a escolha do centro de custo.

 


Quadro Dados para Débito Automático
 Atualmente são apenas informativo.

 


Quadro Registro F600

- Natureza da Retenção
: permite informar o indicador de natureza da retenção na fonte
. Esse indicador é utilizado no registro F600 do SPED PIS/COFINS e é obrigatório quando a opção Gera F600 é marcada.

 


 

Quadro Retorno de Fora de Estoque

Efetuar baixa por PEPS, este campo deve ser marcado para indicar que deve ser realizado retorno de fora de estoque de mercadorias em poder de terceiros (tipo de movimento na faixa de 150 a 199) ou de mercedorias de terceiros em poder da empresa (tipo de movimento na faixa de 430 a 439) efetuado pelo cliente por PEPS. Este campo somente será apresentado quando a opção 52 de notas fiscais estiver parametrizada com o valor 2 e seu uso depende de parametrização de campo equivalente no cadastro de grupo de produtos.


InformaçõesInformações
TipoJanela
SiglaCRCLEDFC
TítuloCadastro de Clientes/Fiscal_Contábil

Fechar