NFTFED - Tratamento Fiscal/Incidência de Impostos
Informações

Incidência de Impostos

  • Tipo Fiscal é uma caixa de seleção e refere-se a:

    A = Atacadista: Indica que a nota fiscal é uma de aquisição de comerciante atacadista, onde a indústria tem um crédito de 50% de IPI.

    N = Normal: Indica que o tratamento fiscal é tratado normalmente em nota fiscal de entrada e saída.

    S = Suporte Físico: Indica que a base de cálculo do ICMS é a somatória do total do item multiplicado por dois (2x). Este tratamento só ocorre para produto de software.

     

  • Código da DIPAM (Declaração para o Índice de Participação dos Municípios) deve ser escolhido com auxílio do Botão de Pesquisa , que abre a Janela para selecionar Códigos DIPAM. Quando não informado o código, o software emite todos os movimentos referentes a aquele tratamento fiscal como sendo código 0(zero), porém se informado o código 0 (zero), o software não emite.


     

  • Código Anexo refere-se ao Código da DIPI relacionado com CFO. quando não informado, não é considerado na DIPI. Os relatórios envolvidos são:

    LF780 - Demonstração de Entrada/Saída de Mercadorias.

    LF770 - Resumo de Apuração Anual de IPI.

    LF851 - DIPI- Dados de Entradas.

    LF852 - DIPI-Dados de Saídas.

    LF410 - Registro de Entradas.

    LF771 - Demonstração Entradas de Mercadorias no Estabelecimento.

     

  • Código Anexo 1, aparece automaticamente o mesmo Código do CFO nesta Janela. Caso este campo for deletado, os itens que possuem este CFO não são impressos na Posição Fiscal. Tratamento para impressão de relatórios:

    LF770 - Resumo de Apuração Anual de IPI

    LF771 - Demonstração Entradas de Mercadorias no Estabelecimento.

     

  • Livros Fiscais: quando o item identificado na nota com esse tratamento fiscal deve ser escriturado no livro fiscal.

     

  • Valores nos Livros Fiscais: quando os valores serão indicados nos seguintes Relatórios:

    LF780 - Demonstração de Entrada/Saída de Mercadorias.

    LF770 - Resumo de Apuração Anual de IPI.

    LF771 - Demonstração Entradas de Mercadorias no Estabelecimento.

    LF851 - DIPI- Dados de Entradas.

    LF852 - DIPI-Dados de Saídas.

    LF410 - Registro de Entradas.

     

  • SPED PIS/COFINS - F100: permite enviar notas não escrituradas para o SPED PIS/COFINS. Caso esse registro deva ser gerado, essa opção deve ser marcada e as opções Livros Fiscais e Livros Fiscais de Serviços desmarcadas.

     

  • Desconsidera ICMS-ST nas Saídas:  Somente habilitado caso o valor informado no campo CFO for maior ou igual a 3000. Se marcado, o processo de geração de livros fiscais (LF3002PR) irá escriturar o valor e a base de ICMS de ST como zero para as notas de saída.

     

  • DMEF: (Declaração de Movimento Econômico Fiscal): quando deve ter a impressão no relatório LF530 - Resumo para DMEF.

     

  • Base da Nota Fiscal: quando o item identificado na nota com esse tratamento deve ser considerado para o cálculo (somado) do total da nota.

     

  • Valor Contábil: quando o valor total da nota deve ser escriturado e considerado no campo valor contábil do livro.

     

  • Valor Contábil nas Observações: permite imprimir o valor contábil na coluna de observações dos livros fiscais.

     

  • Base da Nota Fiscal Para Livro Fiscal: indica se o valor da mercadoria do item identificado na nota com esse tratamento deve ser considerado para o cálculo (somado) do valor contábil da nota no livro fiscal.
  •  

  • NF Trading: Este campo deve ser marcado apenas nas operações de entrada por empresas que recebem a nota fiscal de transferência de posse do produto. Quando o campo NF Trading é marcado, o sistema deixa de apurar a base de cálculo do PIS e COFINS com base no valor do produto para calcular a base de cálculo baseado no valor do imposto informado.
  •  

  • Código de Tributação do ISS: permite informar um Código de Tributação do ISSQN. Esse campo somente estará habilitado quando o indicador "Livros Fiscais de Serviços" estiver marcado (nesse caso é obrigatória a informação do código de tributação de ISS).

    Observação: Quando utilizado CFOP 1933, 2933, 5933 ou 6933 e os campos Gerar Livros Fiscais e Livros Fiscais de Serviços estiverem marcados, deverá ser informado os dois códigos de tributação, caso seja marcado somente em Livros Fiscais de Serviços será necessário informar somente o Código Tributário de Serviços.

    Tabela Código de Tributação do ISSQN - CTISS (tabela disponível no site do Confaz: www.fazenda.gov.br/confaz).

    Código  Descrição
    00          Tributado integralmente
    01          Tributado integralmente e com ISSQN retido na fonte
    02          Tributado com redução da base de cálculo ou alíquota
    03          Tributado com redução da base de cálculo ou alíquota e com ISSQN retido na fonte
    04          Tributado com redução de alíquota em função de regime especial de tributação
    05          Tributado por meio do imposto fixo
    06          Isento
    07          Não-tributado.

     

  • ICMS/PIS/COFINS - Retorno Simbólico de Industrialização: Parâmetro utilizado para indicar ao sistema que o detalhe é um retorno simbólico de industrialização e que poderá ser efetuada a apuração dos impostos ICMS, PIS, COFINS e ICMS sobre PIS/COFINS para o mesmo, conforme as regras determinadas nos tratamentos fiscais utilizados na NF.

    Observação:
    Este parâmetro somente terá aplicação correta quando utilizada a função avançada de industrialização para geração da nota fiscal de venda com detalhes de retorno simbólico gerados pelo sistema e incluídos na nota fiscal de venda (é necessário ter acesso à função avançada de industrialização e o Omega deve estar parametrizado com a opção 19 de faturamento = 2).

    Para maiores informações, entrar em contato com a Consultoria da ABC71.

     

  • PIS/COFINS - Material Aplicado na Industrialização: Parâmetro utilizado para indicar ao sistema que o detalhe é um material aplicado na industrialização e que poderá ser efetuada a apuração dos impostos PIS, COFINS e ICMS sobre PIS/COFINS para o mesmo, conforme as regras determinadas nos tratamentos fiscais utilizados na NF.

    Observação:
    Este parâmetro somente terá aplicação correta quando utilizada a função avançada de industrialização para geração da nota fiscal de venda com detalhes de materiais aplicados gerados pelo sistema e incluídos na nota fiscal de venda (é necessário ter acesso à função avançada de industrialização e o Omega deve estar parametrizado com a opção 19 de faturamento = 2).

    Para maiores informações, entrar em contato com a Consultoria da ABC71.

  • Código de Tributação do ISS (DES-BH): Neste campo poderá ser informado o código de tributação utilizado em Belo Horizonte.

     

  • Considera Cliente como Consumidor Final e Não Contribuinte: Indica que nas operações utilizando o tratamento fiscal o cliente da operação deverá ser considerado como consumidor final e não contribuinte para realizar o calculo de ICMS por diferencial de alíquota.

     

  • Deduzir de Ativo Fixo:

    - ICMS: permite abater o ICMS do valor de compra de ativo fixo, exceto quando o imposto vai para ISENTAS.

    - PIS: permite abater o PIS do valor de compra de ativo fixo.

    - COFINS: permite abater o COFINS do valor de compra de ativo fixo. 

    OBS.: as deduções somente são possíveis para os cfo's 1551, 2551, 1406 e 2406. O cfo 3551, importação de ativo, não tem tratamento para dedução.


  • InformaçõesInformações
    TipoGuia de Janela
    SiglaNFTFED_TAB02
    TítuloNFTFED - Tratamento Fiscal/Incidência de Impostos

    Fechar