|
![]() ![]() |
Esta janela permite gerar apontamentos de ordens de produção. Apontamentos são informações que indicam o quanto de produto foi produzido e quanto foi consumido nessa produção, em matéria-prima e recursos.
Informando o número da ordem de produção a janela gera, automaticamente com base nas previsões, apontamentos de consumo e de produção e permite inserir manualmente apontamentos de estorno, tanto da produção quanto do consumo.
Efetivação dos Apontamentos
A opção 8 da guia de Apontamentos da janela de Opções determina o tipo de controle de transação da efetivação dos apontamentos. Se a opção estiver marcada como Permitir Apontamento Parcial, a efetivação dos apontamentos é feita por apontamento. O que significa que podem ser gerados apontamentos efetivados e criticados.
Na configuração Não Permitir Apontamento Parcial todos os apontamentos deve ser efetivados. Caso algum apontamento esteja com inconsistências o processo é abortado e todos os apontamentos ficam criticados. O apontamento inconsistente terá o erro gravado no campo Críticas, já os demais apontamentos terão uma mensagem indicando qual o tipo de apontamento, a OP e a seq. de apontamento que gerou o erro. As mensagens, para cada tipo de apontamento, que serão gravadas nos movimentos que não geraram o erro são as seguintes:
Erro no apontamento da produção: OP.: (número da OP) Seq. Apont.: (seq. do apontamento).
Erro no apontamento de componentes: OP.: (número da OP) Seq. Apont.: (seq. do apontamento).
Erro no apontamento de operadores: OP.: (número da OP) Seq. Apont.: (seq. do apontamento).
Erro no apontamento de ferramentas: OP.: (número da OP) Seq. Apont.: (seq. do apontamento).
Erro no apontamento de máquinas: OP.: (número da OP) Seq. Apont.: (seq. do apontamento).
Campos
Ordem de Produção: informar o número da ordem de produção. O botão ao lado leva a uma janela que lista as OPs liberadas.
Seq. Operação: possui uma lista com todas as seqüências de operações da ordem e a opção: Todas as Operações.
Operação: (informativo) descrição da seqüência de operação escolhida no campo Seq. Operação. Será branco se a opção escolhida for: Todas as Operações.
Estabelecimento: (informativo) estabelecimento do produto da OP.
Depósito: (informativo) depósito do produto da OP.
Produto: (informativo) código do produto da OP.
Roteiro: (informativo) roteiro da OP.
Quantidade Prevista: quantidade prevista para produção na abertura da OP.
Saldo: é a quantiade prevista menos a quantidade total apontada e efetivada na última seqüência de operação.
Data de Abertura: Data de Abertura da OP.
Possibilidade de apontamento (grupo de opções localizado no canto superior direito da janela)
1. Sugerir(Consumos/Produção): cria todos os apontamentos de consumo com base nas previsões e os de produção, ambos nas quantidades calculadas com base na quantidade de produção que está sendo apontada.
2. Sugerir Apenas Consumos: cria somente os apontamentos de consumo com a mesma regra do item 1.
3. Sugerir Apenas Produção: cria somente os apontamentos de produção com a mesma regra do item 1.
4. Não Sugerir: não cria nenhum apontamento e traz todos os que já estão gravados. Os campos de quantidade ficam desabilitados.
Na sugestão de apontamentos de consumo (opções 1 e 2), é possível parametrizar para que o sistema não sugira apontamentos de quantidades fracionadas para um determinado item, ou para todos os itens de um grupo de estoque. Essa parametrização é disponível através do campo Apontamento de Produção/Consumo das janelas Parâmetros para Programação do Item e/ou Grupo de Produto. Caso ambas as parametrizações sejam utilizadas para determinado item, a prevalência será a parametrização correspondente ao item de estoque.
É possivel escolher qual status o usuario deseja listar , checando as opções no painel exibir. As opções são:
Todos: Faz a listagem de todos os apontamentos.
Sugeridos: Lista os apontamentos com o status sugerido.
Efetivados: Lista os apontamentos com o status efetivado.
Não efetivados: Lista os apontamentos com o status não efetivado.
Criticados: Lista os apontamentos com o status Criticado.
Data de Movimento: data dos apontamentos, não pode ser superior ao primeiro mês após o mês em aberto do estoque e nem inferior ao mês em aberto.
Hora Movimento: hora do apontamento.
Informaçoes sobre o tempo de apontamento de recursos.
Data Inicial: Campo do tipo data para indicar a data em que se iniciou a produção. Caso o campo ‘Data Inicial’ seja digitado, os campos ‘Data Final’, ‘Hora Inicial’ e ‘Hora Final’ serão obrigatórios.
Data Final: Campo do tipo data para indicar a data em a produção terminou. Caso o campo ‘Data Final’ seja digitado, os campos ‘Data Inicial’, ‘Hora Inicial’ e ‘Hora Final’ serão obrigatórios.
Hora Inicial: Campo do tipo inteiro de 4 dígitos para informar a hora inicial da produção. Se for informada a ‘Hora Inicial’, os campos ‘Data Inicial’, ‘Data Final’ e ‘Hora Final’ deverão ser preenchidos.
Hora Final: Campo do tipo inteiro de 4 dígitos para informar a hora final da produção. Ao informar a ‘Hora Final’, os campos ‘Data Inicial’, ‘Data Final’ e ‘Hora Inicial’ deverão ser preenchidos.
Horas Paradas: Campo de no máximo 4 dígitos inteiros para informar o tempo em que a produção ficou parada.
Tempo de Apontamento: Tempo total de apontamento da ordem de produção. Esse é decimal de 15 dígitos, sendo que a quantidade de casas decimais é definida pela opção 02 de Engenharia de Produção (‘Casas decimais para quantidade – Mod. Industrial’).
O valor desse campo é gerado considerando as datas e horas iniciais e finais e horas paradas já informadas, seguindo a seguinte relação:
Tempo Apontamento = Data/Hora Final – Data/Hora Inicial – Horas Paradas
Para operadores o tempo de apontamento será multiplicado pelo número de operadores.
O campo ‘Tempo Apontamento’ também pode ser informado, nesse caso, os campos ‘Data Inicial’, ‘Data Final, ‘Hora Inicial’ e ‘Hora Final’ não serão obrigatórios. No caso de o Tempo de Apontamento não seja digitado, a obrigatoriedade das datas e horas serão mantidas.
Esse campo será expresso em horas e minutos e também na base decimal.
Quantidade de Operadores: Campo de 4 dígitos, sendo dois inteiros e dois decimais separados por vírgula. Esse campo armazena a informação da quantidade real de operadores que participaram da produção. Esse campo é de preenchimento obrigatório, caso o campo ‘Tempo Apontamento’ contiver informação.
O tempo de apontamento será apresentado na coluna "Tempo Utilizado" na coluna dos grids de Operadores, Ferramentas e Máquinas. Será possível alterar as informações de apontamento nas janelas de edição de cada recurso.
Quantidades de Produção
Boa: quantidade de produtos bons que devem entrar no estabelecimento e depósito principal. Este campo ficará desabilitado quando o campo "FATOR" estiver marcado.
Refugo: quantidade de produtos que irão para o estabelecimento e depósito de refugo. Este campo só será habilitado se no cadastro de itens for informado qual é o estabelecimento e depósito de refugo.
Retrabalho: quantidade de produtos que irão para o estabelecimento de depósito de retrabalho. Este campo só será habilitado se no cadastro de itens for informado qual é o estabelecimento e depósito de retrabalho.
Total: somatória das quantidades de produtos, indica a quantidade total produzida e sobre a qual os consumos serão calculados.
Quantidade Digitada: Poderá ser informada a quantidade para o apontamento da ordem de produção na unidade de digitação.
Fator: Exibirá
o fator de conversão, utilizado para converter a quantidade principal do item
para a quantidade digitada, que foi cadastrado para o item de estoque. Este
campo ficará desabilitado para alteração.
Quando ele estiver
marcado não será possível informar "Quantidade
Boa"
Grid
Grade onde os apontamentos podem ser visualizados. Os apontamentos não efetivados e criticados podem ser alterados. Para os apontamentos de consumo de componentes e produção, somente a quantidade pode ser alterada. Para os recursos o próprio recurso apontado pode ser modificado, além da quantidade.
Botões
Execução
Preenche o grid com os apontamentos existentes e se for o caso cria novos apontamentos.
Após escolher a seqüência de operação, o tipo de apontamento e as quantidades este botão deve ser acionado para que os apontamentos sejam carregados no grid.
Através do campo Máx. é possível limitar o número de registros retornado em cada grid. Por padrão, esse campo é inicializado com 500, podendo ser alterado caso necessário. Para não limitar a consulta basta informar zero nesse campo.
Limpar Apontamentos Não Efetivados e Criticados
Possibilita a exclusão de todos os apontamentos criticados e/ou não efetivados exibidos na janela.
O botão apenas fica ativo caso a consulta na janela seja feita com o painel Exibir marcado com a opção Todos, Não Efetivados ou Criticados. Caso não haja apontamentos criticados e/ou não efetivados o botão não fica ativo.
O processo de exclusão é executado para todos os recursos da ordem de produção (produção, componentes, máquinas, ferramentas e especialidades).
Gravar Alterações
Grava as informações que estão no grid. Se houver algum apontamento faltando informações, como quantidade ou recurso, uma mensagem será exibida.
Essa janela alerta que os movimentos incompletos serão excluídos e dá a possibilidade de cancelar a gravação. Assim os apontamentos pode ser corrigidos.
Números de Série
Permite consultar/alterar os números de série alocados durante o apontamento (vide documentação acerca dos campos da guia Parâmetros).
Consultar Lotes
Permite consultar quais lotes foram apontados.
Efetivar Apontamentos
Permite efetivar os apontamentos gravados. Se os apontamentos não tiverem sido gravados, primeiro ocorrerá a gravação dos apontamentos e depois a efetivação.
Criar OP de Retrabalho
Se as cofigurações de retrabalho estiverem corretas a opção Criar OP de Retrabalho fica habilitada. Marcando esta opção os campos de roteiro de retrabalho, data de início e fim de produção são habilitados. No campo roteiro de retrabalho existe uma lista com os roteiros de retrabalho. Esses dados servem para gerar uma OP de retrabalho com a quantidade especificada no campo da quantidade Retrabalho. A op é aberta na última seqüência de operação e se o apontamento for efetivado.
Observações:
Status dos Apontamentos
Não efetivado: o apontamento está somente gravado e pode ser tanto alterado quanto excluído.
Efetivado: o apontamento não pode ser mais alterado, nem excluído. Os apontamentos já geraram alterações no estoque.
Criticado: ocorreu algum erro na efetivação do apontamento. A crítica é armazenada e visualizada no grid na coluna Críticas.
A janela possui ainda uma guia de parâmetros, visível apenas para usuários que possuírem privilégio igual a 50, através da qual é possível parametrizar algumas funcionalidades, bem como configurar alguns componentes.
As opções dessa guia são carregadas/gravadas automaticamente na abertura/fechamento da janela.
Campos
Sequência de Operação: opção que define se o campo Seq. Operação deve ser digitado manualmente pelo usuário, ou se poderá ser selecionado através de uma lista das operações da ordem de produção.
Efetivação de Apontamentos: opção que define se o sistema deve encerrar a ordem de produção após a sua efetivação.
Ordenação das Colunas dos Grids: campo que permite que o usuário altere a ordem das colunas dos grids da janela.
Edição da Qtde. Real: campo que define se a informação da coluna Qtde. Real do grid de componentes pode ser alterada diretamente no grid.
Alocação de Números de Série: campo que define, se a cada gravação de apontamentos não efetivados ou criticados, o sistema deve realocar os números de série já alocados anteriormente, ou se deve manter a alocação anterior. Caso esse campo esteja parametrizado para manter a alocação anterior, o sistema também habilita a manutenção dos números de série alocados no a partir do botão de consulta dos números de série.
Apontamento Manual Permitido em Ordens de Beneficiamento: campo que contém opções de recursos que podem ser apontados manualmente em ordens de produção de beneficiamento.
Tipo | Janela |
Sigla | MOAPOPED |
Título | MOAPOPED |