|
![]() |
- O Código do Tipo de Movimento é numérico e identifica a natureza das entradas e saídas de mercadorias e valores no Estoque, Faturamento, PCP, Recebimentos/Notas Fiscais e Vendas.
Exemplos:
10 - Produção,
40 - Compra,
310 - Venda,
340 - Requisição para outros fins e
57 - acertos de valor.
Os códigos válidos são:
10 a 130,
150 a 290,
300 a 450, a 590,
600 a 620,
800 a 860,
900 a 920.
Atenção: O
software somente irá permitir a inclusão dos Tipos de Movimentos que estão
anotados no Manual Básico.
- A Descrição do Tipo de Movimento também deve ser usado conforme o Manual Básico, Tabela de Tipos de Movimento coluna descrição. Somente aqueles Tipos de Movimentos cujas descrições estão em branco no manual são livres e podem ser utilizados a critério do usuário.
- O Código do Tipo de Movimento de Contrapartida (movimento oposto) é normalmente utilizado para estornos. Deve ser usado conforme predefinido pela ABC71 no Manual Básico, Tabelas de Tipos de Movimentos, colunas de entradas e saídas.
- Entrada ou Saída e Altera Custo no Estoque também devem ser usados conforme o Manual Básico, Tabela de Tipos de Movimento coluna de Entradas e Saídas e coluna AC, respectivamente.
- Emissão abre uma caixa de seleção que indica se gera ou não títulos no Contas a Pagar ou Receber, com as seguintes opções.
N = Não gera título.
B = Emite cobrança escritural.
D = Gera título e emite duplicata.
P = Gera título e sua respectiva liquidação.
M = Gera título somente após atualização dos dados de cobrança informados em Janelas específicas do Recebimento/Notas Fiscais. Utilizada para notas fiscais das quais não se conhece o número do título e/ou agrupamento de várias notas fiscais num mesmo título.
J = Gera título e emite boleto.
E = Gera título para cobrança escritural.
V = Emite boleto e cobrança escritural.
L = Código livre.
Atualize
conforme Manual Básico, Tabela de Tipos de Movimentos, coluna "E".
- Gerou Receita indica se foi gerado financeiro, não foi ou se deve verificar na nota de acordo com o tipo de emissão.
- Altera Custo indica se o movimento altera ou não o custo.
- Altera Estoque indica se gera ou não movimento no estoque e deve ser usado conforme o Manual Básico, Tabela de Tipos de Movimento coluna AE. Não poderá ser marcado se a opção Apontar OP após efetivação de NF estiver marcada.
- Exporta para Fornecedor indica qual movimento é exportado para a classificação do fornecedor. Se selecionado o movimento gera histórico de recebimento quando um detalhe de nota fiscal com esse Tipo de Movimento for processado.
Opções Exlusivas para beneficiamento :
- Benef. - Aponta OP: Se marcado será feito apontamento das ordens de produção, no processamento da nota de entrada, do produto acabado. A movimentação do estoque do produto acabado dos componentes, será feito pelo apontamento da OP. (válida somente para tipo de movimento de entrada). Quando esta opção estiver selecionada, não será permitido marcar a opção "Altera Estoque".
- Benef. - Saldo: Se marcado não será considerarado previsão de consumo de fabricação no processamento da nota de envio de materiais para beneficiamento. Esta opção é válida para movimentos no intervalos de (450 - 459).
- Benef. - Aponta OP: Se marcado será feito apontamento das ordens de produção, no processamento da nota de entrada, do produto acabado. A movimentação do estoque do produto acabado dos componentes, será feito pelo apontamento da OP. (válida somente para tipo de movimento de entrada). Quando esta opção estiver selecionada, não será permitido marcar a opção "Altera Estoque".
- Apontar OP após efetivação de NF: usada somente com a funcionalidade avançada - Beneficiamento. Indica que este tipo de movimento deverá apontar OP no processamento da Nota Fiscal de recebimento. Esta opção não permite marcar a opção Alterar Estoque, porque o movimento que alterará o estoque virá do apontamento da Ordem de Produção e não do movimento.
- Tipo de
Movimento de Consumo é uma caixa de verificação para o
usuário determina se movimento gera ou não consumo. Este campo terá reflexo
no relatório EP350 Posição de estoque, em relação ao campo Consumo do
Relatório.
- Tipo de Movimento de Acerto é uma
caixa de verificação, que quando selecionada, indica que o tipo de movimento a
ser cadastrado ou editado faz o tratamento de acertos de estoque. Esta caixa
será utilizada somente na Base 4. Obs.: Movimentos
automáticos gerados por processos e/ou janelas (por exemplo: fechamento de
estoque), transferências entre locais e movimentos originados por notas fiscais
não considerarão o Tipo de Movimento de
Acerto, ou seja, continuarão a criar movimentos, independente do tipo de
movimento estar ou não com verificação.
- Verificar OS para faturar Pedido de Venda quando marcada haverá consistência na Geração de Notas Fiscais para verificar se uma Matriz no item do pedido tem Ordem de Serviço de Fabricação (somente se o Tipo de Movimento deste Pedido e a referente Matriz estiverem marcados para efetuar esta verificação), e a quantidade produzida for suficiente para faturar o pedido. Caso contrário será exibida mensagem de inconsistência e o pedido não será faturado.
- Nota Fiscal de Perda de Roubo: a base de cálculo do ICMS da nota será com base no preço da última compra (caso o tipo de movimento esteja parametrizado para tratar "Nota Fiscal de perda de roubo").
- Processar NF Através de Conferência de Quantidade: usado para indicar se as notas fiscais que utilizem o tipo de movimento devem ser processadas com conferência de quantidades, obtidas a partir de leitura de pesos através de balança. Somente será possível utilizar esse campo para tipo de movimentos de compra ou devolução de venda (80 - 89) que realizem movimentações de entrada.
- Devolução Garantia : usado para indicar que o tipo
de movimento será utilizado para emissão de Notas Fiscais de Devolução em
garantia, esse campo será habilitado apenas para as faixas 35X e 36X e caso
esteja marcado e uma nota com esse TM seja exportada pelo processo de exportação
de dados de NFe (NFEEXPPR), os valores de ST e IPI serão impressos em
Desepesas Acessórias, ao invés de sairem nos seus respectivos
campos NO XML/DANFE.
- Desconsiderar Opção 41 - CR: Este campo será utilizado pelo processo EFD-Contribuições para realização do controle de nota que gerou receita. Somente será habilitada para uso se o campo 'Gerou Receita' estiver configurado como Gerou Receita.
- Habilita Nr. de Série Utilizados: Este campo indica se esse tipo de movimento tornará novamente disponível números de série em que foi dado movimento de saída. Esse campo somente fica habilitado para movimentos livres de entrada (com exceção dos tipos de movimento 10 e 90), que não sejam correspondentes a fora de estoque, mais o tipo de movimento 920. Para os demais tipos de movimento esse campo é desabilitado.
- Geração de NF-e Federal depende de integração de dados de volumes e transportadora: Este campo será utilizado pelo processo de exportação de NF-e Federal para indicar se os dados de NF-e Federal de uma nota fiscal poderão ser gerados a qualquer momento ou se a geração dos dados de NF-e Federal somente poderá ocorrer após a integração de dados de volumes e código de transportadora.
- Atualização do Preço da Última Compra é utilizado para indicar se a entrada de uma nota fiscal com o tipo de movimento irá atualizar o preço da última compra dos produtos no estoque. Este parâmetro apresenta 4 (quatro) opções que determinarão a atualização do preço de compra:
Aplicar o tratamento padrão do sistema = Neste caso, o preço da última compra somente será atualizado com o valor unitário, para os itens cujo detalhe de nota fiscal apresente tipo de movimento nas faixas de 40 a 59 ou 100 a 129. Antes da atualização, será aplicado no valor unitário o tratamento de valores adicionais e impostos já efetuado pelo sistema. Todos os movimentos previamente cadastrados no Omega apresentarão esta opção selecionada, até que seja efetuada alteração no parâmetro pelo usuário. No cadastramento de novos tipos de movimento, este será o valor padrão.
Considerar o valor unitário do item = O preço da última compra será atualizado com o valor unitário do detalhe. Antes da atualização, será aplicado no valor unitário o tratamento de valores adicionais e impostos já efetuado pelo sistema no tratamento padrão.
Considerar o valor unitário da base de cálculo de ICMS do item = O preço da última compra será atualizado com o valor unitário da base de cálculo do ICMS do detalhe. Neste caso, não serão considerados os valores adicionais e impostos do detalhe da nota para composição do preço da última compra.
Não atualizar preço da última compra = O tipo de movimento não será utilizado para atualizar o preço da última compra.
Somente será permitida a informação do parâmetro Atualização do Preço da Última Compra para movimentos de compra. Este parâmetro somente será considerado para movimentações realizadas com nota fiscal. Movimentos de estoque efetuados através de outros meios (processos de carga, lançamentos manuais, etc) não irão considerar este parâmetro. Para estes casos, a atualização irá ocorrer contorme o tratamento padrão definido para cada um.O preço da última compra somente será atualizado se:
- o tipo de movimento determinar que este deve ser atualizado; e
- A data da última compra seja menor ou igual a data de movimento da nota fiscal.
O custo da última compra somente será atualizado quando o preço da última compra for atualizado.
- Remessa de Amostra: Permite indicar que os movimentos que utiliza o tipo de movimento são remessas de amostra. Somente ficará disponível se as opções VE - Opção 87 - Bloqueio de pedido de venda sem amostra aprovada ou VE - Opção 88 - Bloqueio de pedido de venda com amostras em aberto para o cliente estejam diferentes de 0. Somente poderá ser marcado para movimentos de saída;
- Permite informar valor unitário na remessa pela janela FESRBR: Permite indicar que poderá ser informado um valor unitário diferente do detalhe do pedido para a geração da nota fiscal de remessa na janela Emissão de Notas Fiscais. Este campo somente poderá ser informado para tipos de movimento nas faixas 73X, 85X e 86X;
- Complemento de ICMS: Deverá ser marcado o tipo de movimento que será utilizado para lançar o movimento de ajuste de custo que deverá ser considerado no processamento da nota fiscal de complemento de ICMS. Somente um tipo de movimento poderá ser marcado. Este campo é habilitado somente para movimentos de saída.
- Importação em Andamento: Quando marcado, indicará que uma
nota de emissão própria autorizada pela SEFAZ, NÃO poderá ser integrada pelos
demais módulos, a mesma será liberada pela janela Nota
Fiscais de Importação em Andamento
-> Quadro Fiscal:
- Modelos de Documentos, é uma caixa de seleção, na qual deve-se escolher o tipo de documento:
01 – Nota Fiscal
24 – Autorização de Carregamento e Transporte
14 – Bilhete de Passagem Aquaviário
15 – Bilhete de Passagem e Nota de Bagagem
16 – Bilhete de Passagem Ferroviário
13 – Bilhete de Passagem Rodoviário
10 - Conhecimento Aéreo
11 – Conhecimento de Transporte Ferroviário de Cargas
09 – Conhecimento de Transporte Aquaviário de Cargas
08 – Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas
17 - Despacho de Transporte
25 – Manifesto de Carga
06 – Nota Fiscal/Conta de Energia
03 - Nota Fiscal de Entrada
21 – Nota Fiscal de Serviço de Comunicação
04 – Nota Fiscal de Produtor
22 – Nota Fiscal de Serviço de Telecomunicações
07 – Nota Fiscal de Serviço de Transporte
02 – Nota Fiscal de Venda a Consumidor
55 – Nota Fiscal Eletrônica
20 – Ordem de Coleta de Carga
18 – Resumo Movimento Diário
99 - Outros
- Considera no Registro K280 do SPED Fiscal : campo que indica se o movimento deve ser considerado no cálculo para exportação do K280. Esse campo apenas fica disponível para edição caso o campo Tipo de Movimento de Acerto esteja marcado.
- Tipo de CT-e: Informa o Tipo de CT-e que será utilizado no registro D100 do SPED Fiscal. Busca alternativa, caso não esteja informado na janela "Dados Fiscais Complementares da Nota Fiscal" (NFMLED).
- Exige código de Destinatário para a Remessa na cotação/pedido: Somente pode ser marcado em tipos de movimentos na faixa de 700 à 709. Se marcado, ao lançar uma Cotação de Venda ou um Pedido de Venda será obrigatório informar o campo Destinatário para a Remessa (campo que será considerado como o cliente para a geração das notas fiscais de remessa 73X, a partir do pedido de venda).
- Gera FCI: Somente pode ser marcado em tipos de movimentos na faixa de 20X, 21X e 22X. Se marcado, ao processar a nota fiscal com o tipo de movimento será verificado se o código FCI informado nos detalhes da nota fiscal estão cadastrados na janela de cadastro da Ficha de Conteúdo de Importação, se não tiver será gerado o cadastro e a procedencia dos itens de estoque serão atualizadas para a procedência informada no detalhe da nota fiscal (Primeira posição do campo CST).
- Obriga Informar Peso Bruto: Caso o campo esteja marcado, todas as movimentações de estoque geradas com o tipo de movimento em questão, devem possuir a informação de peso bruto.
- Texto Genérico: Permite o usuário incluir o texto. Esse texto poderá ser impresso na impressão da cotação ou em outros documentos, desde que rtm de impressão utilizado esteja preparado para isso
Tipo | Guia de Janela |
Sigla | EPTMED_TAB01 |
Título | Tipo de Movimento/Tipo de Movimento |